Organizador:
Fundação Biosfera e Universidade Nacional de Luján- Argentina, Universidade Nacional de San Marcos – Peru, Universidade de Manizales- Colômbia, Universidade Federal Fluminense e Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental – UFF e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- Brasil, Universidade Nacional de Assunção – Paraguai.
Data:
23 e 24 de Setembro de 2021.
Lugar:
Videoconferência
Mudanças Climáticas, Assistência técnica e financeira para programas de adaptação e mitigação na região.
Alcance: América Latina e o Caribe.
Comitê Organizador: Fundação Biosfera e Universidade Nacional de Luján- Argentina, Universidade Nacional de San Marcos – Peru, Universidade de Manizales – Colômbia, Universidade Federal Fluminense e Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental – UFF e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- Brasil, Universidade Nacional de Assunção – Paraguai.
Membros do Fórum: Responsáveis ambientais de Províncias, Estados e Regiões da América Latina e Caribe que realizam projetos sobre Mudanças Climáticas, Educação e Riscos à Saúde no âmbito da Resiliência às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe.
Objetivos principais do Foro:
- Estar atualizado sobre a acessibilidade à cooperação econômica e técnica de organizações multilaterais envolvidas em questões de Mudanças Climáticas na Região.
- Trocar experiências em Programas e Projetos de Mudanças Climáticas, apresentados pelos Gestores e Diretores de sua execução, e assim aprender com os resultados obtidos a serem replicados, criando sinergias e fortalecimento para a melhoria contínua.
- Após o sucesso alcançado no Encontro virtual do ano passado, este ano foi organizado com grande entusiasmo o “8º Encontro de Responsáveis Ambientais de Estados, Províncias e Regiões da América Latina e Caribe” a modo de Conferência Virtual: Risco à Saúde com o marco da Resiliência às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe e foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2021.
Temática convocada deste Encontro: O foco desta conferência foi uma visão ambiental e social, holística em termos de educação e risco à saúde no âmbito da Resiliência às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe.
Expositores:
René Castro Salazar – Subdiretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO com o título: “Fighting Climate Change with agrifood systems responses.”
William Ehlers – Do Fundo para o Meio Ambiente Mundial – GEF com o título: “Orientaciones para la Estrategia y la Programación en el FMAM-8.”
Paul Ortiz Ulloa – Diretor do Cinturón Verde Studio, Ecuador com o título: “Cuenca, una ciudad sostenible con visión post pandemia.”
Jose Javier Gomez – Comissão Econômica para America Latina e o Caribe – CEPAL com o título: “Desafíos de la Gobernanza Climática”.
Ramin Naval – Embaixada Britânica em Assunção.
Luz Marina Acharte Lume – Professora da Universidade Nacional de Huancavelica, Perú com o título: “Calidad de agua y Bioacumulacion de metales pesados procedentes de la contaminación minera en tejidos de Oncorhynchus mykiss de las cuencas hidrográficas y la pscigranja del distrito de Lircay – Huancavelica.”
Sandra Gagnon – Pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC), Canadá, com o título: “ Cambio Climático, desarrollo sustentable y seguridad alimentaria: investigación – acción para sistemas alimentarios resilientes al clima, saludables e inclusivos”.
Sebastian Ignacio Gallardo Cespede – Secretario Regional do Ministério do Meio Ambiente- Região Metropolitana de Santiago, Ministério do Meio Ambiente Chile com título: “Reducir los GEI de los Residuos Orgánicos: el desafío de Chile al 2040”. Estrategia Nacional de Residuos Orgánicos y Plantas de Compostaje en la Región Metropolitana.”
Ciro Alfonso Serna Mendoza – Professor da Universidade de Manizales e Diretor do Doutorado em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Colômbia com o título: “Un mundo Fatigado. Estructura del Cambio Climático” Presidente Comisión Académica del Foro de Responsables Ambientales”
Christian E. Schaerer – Pesquisador da Universidade de Assunção, Paraguai com o título: “Forecasting of dengue Cases in Paraguay: Deep Learning and Wolbachia implementation Project”.
Regina León – Pesquisadora da Universidade de Assunção, Paraguai com o título: “Detección de larvas del mosquito transmisor del dengue en reservorios, a través de inteligencia artificial”.
Ulises Lovera – Direção Nacional de Mudanças Climáticas, Paraguai com o título: “Cambio Climático en Paraguay”.
Guillermo Jelinski y. Paula A. Ramirez – Subsecretario de Recursos hídricos e Diretora de Monitoramento Hídrico da Província de Buenos Aires, Argentina com o título: “La gestión del agua en el contexto de cambio climático. La experiencia en la provincia de Buenos Aires”.
Fabricio Herick Machado – Secretario de Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Brasil com o título: “Programa de cambio climático de Capixaba”.
Nelida Da Costa Pereyra – Diretora GEMA, UNLu, Argentina com o título: “TRANSVERSALIDAD CURRICULAR Y RESILIENCIA PANARQUICA. Una correlación para visibilizar el vínculo entre RSU, riesgo ambiental y salud comunitaria”.
Jaime Antonio Martinez Hernandez – Engenheiro químico da Universidade Nacional de San Luis Gonzaga, Ica, com o título: “Evaluación Aerobiológica de Oxidación de Cachiche- Distrito de Ica y sus Consecuencias Epidemiológicas en la salud de la Población”
Ronald Ancajima Ojeda – Autoridade Nacional da Água, Universidade Agraria La Molina, Peru com o título: “Sabiduría ancestral-un camino en la adecuación al cambio climático”.
Arielli Fabrício Machado – Doutora em Ecologia, Pesquisadora associada pelo Instituto Tamanduá e Pesquisadora Sênior no Projeto de Zoneamento ecológico do estado do Maranhão, Brasil com o titulo “Impacto das mudanças climáticas passadas na Amazônia”.
Filipe Gaudie Ley Lindau – Pesquisador do Centro Polar e Climático da UFRGS, Brasil com o título “Conexões entre geleiras dos Andes tropicais e o ambiente e o clima da Amazônia.”
Eloisa Beling Loose– Pesquisadora e Consultora na área de comunicação e meio ambiente com Ênfase na Mudança Climática, Brasil com o título “Amazônia e Mudanças Climáticas na imprensa: conexões para a ação no presente”.
Kenny Tanizaki Fonseca- Doutor em geoquímica ambiental e membro da comissão permanente da sustentabilidade da UFF, Brasil com o título “As Mudanças Climáticas e Saúde”.
Mariana da Costa Brum – Cursando o Mestrado de Tecnologia Ambiental-UFF e representante da ONG “Nosso Vale Nossa Vida” como membro titular do plenário do CBH-MPS, Brasil com o título “Percepción y Adaptación a los Efectos del Cambio Climático sobre la Producción de Hortalizas.”
Thiago Gonzalez– Engenheiro de produção pela UFF, Brasil com o título “Perception of small-scale fishers from Beberibe-CE on climate change.”
Carlos Pineda Fasquell – Vice ministro da Secretaria de Recursos Naturais e Ambiente, Honduras com o título “Políticas de Estado de Cambio Climático.”
LuisRené Díaz Malásquez– Professor e Pesquisador de Urbanismo Universidade Peruana Unión. Consultor Experto em Desenvolvimento Urbano Sustentável, Peru com o título “Cambio Climático y Desarrollo Sostenible: Experiencias y desafíos para la resiliencia urbana en América Latina.”
Luis Alberto Vargas– Universidade de Manizales, Colômbia com o título “Observatorio de la sostenibilidad y el cambio climático.”
Diego Hernández Garcia – Diretor do Doutorado em Desenvolvimento Sustentável. UM, Colômbia com o título “Gestión Ambiental Empresarial para la Mitigación del Cambio Climático.”
Nadia Felicitas – Professora e Pesquisadora UNMSM, Peru com o titulo “Bioprospección y selección de enzimas industriales de comunidades microbianas de ambientes naturales del Perú.”
Daniel Florencio Lovera Davila – Engenheiro da TECMETS – FIGMMG – UNMSM – Peru com o título “Mejoramiento de los Ecosistemas mediante Procesos de Metalurgia Recuperativa, Economía Circular, Innovación y Emprendimientos Sostenibles.”
Amado Insfrán – Universidade de Alcalá e Universidade de Assunção, Paraguai con el título “La restauración ecológica en la perspectiva del Cambio Climático.”
Claudia Gómez – Professora e Pesquisadora da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai com o título “Iniciativa 4 por 1000: almacenamiento de carbono en los suelos por la seguridad alimentaria y el Clima.”
Comunicação: 309 Gestores Ambientais de 116 Províncias, 102 Departamentos, 66 Estados e 25 Regiões, o Vice Ministro de Recursos Hídricos e Ambiente de Honduras e outros de um total de 20 Países alem dos Reitores de 7 Universidades Latino Americanas nesta jornada virtual.
Organizações multilaterais: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL, Embaixada Britânica em Assunção, Embaixada do Canadá em Buenos Aires /IDRC, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, Fundo para o Meio Ambiente Mundial – GEF.