7mo Encontro de Responsáveis Ambientais

Organizador:

6to Encontro de Responsáveis Ambientais

Fecha:

30 de Setembro de 2020.

Lugar:

Videoconferência

Mudanças Climáticas, Assistência técnica e financeira para programas de adaptação e mitigação na região.
Alcance: América Latina e o Caribe.

Comitê Organizador: Fundação Biosfera e Universidade Nacional de Luján- Argentina, Universidade Nacional de San Marcos – Peru, Universidade de Manizales – Colômbia, Universidade Federal Fluminense e Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental – UFF e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- Brasil, Universidade Nacional de Assunção – Paraguai.

Membros do Fórum: Responsáveis ambientais de Províncias, Estados e Regiões da América Latina e Caribe que realizam projetos sobre Mudanças Climáticas e Riscos à Saúde no âmbito da Resiliência às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe.

Objetivos principais do Foro:
  • Estar atualizado sobre a acessibilidade à cooperação econômica e técnica de organizações multilaterais envolvidas em questões de Mudanças Climáticas na Região.

  •  Trocar experiências em Programas e Projetos de Mudanças Climáticas, apresentados pelos Gestores e Diretores de sua execução, e assim aprender com os resultados obtidos a serem replicados, criando sinergias e fortalecimento para a melhoria contínua.

  • Após o sucesso alcançado no Encontro Brasil do ano passado, este ano estava organizando com grande entusiasmo o “7º Encontro de Responsáveis ​​Ambientais de Estados, Províncias e Regiões da América Latina e Caribe” como uma Conferência Virtual: Risco à Saúde com o marco da Resiliência às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe como atividade limitada, preparatória para a reunião do próximo ano na República do Paraguai devido às circunstâncias em que o mundo se encontrou pela pandemia. Foi realizado em 30 de setembro de 2020.

Temática convocada deste Encontro: O foco desta conferência foi uma visão ambiental e social, holística em termos de risco à saúde no âmbito da Resiliência às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe.

Expositores:
  • Ana BG Veiga – Professora Associada da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil com o título: “INFECÇÕES VIRAIS EMERGENTES – Uma abordagem de saúde única”
  • Nélida Da Costa Pereira –  Da Universidade Nacional de Lujan, Argentina com o título: “RIESGO AMBIENTAL, RESILIENCIAS Y GESTIÓN ASOCIADA DE TERRITORIOS LOCALES. Triangulaciones metodológicas en el camino de construcción situada y acordada del conocimiento.
  • Paul Ortiz Ulloa – Diretor do Cinturón Verde Studio, Cuenca Ecuador com o título: “EL DERECHO A LA CIUDAD POS PANDEMIA
  • Pedro Camero Hermoza – Diretor Escola Profissional de Engenharia Metalúrgica Universidade Nacional de San Antonio Abad del Cusco – Perú com o titulo: “MINERÍA – ÍNDICE DE DESARROLLO HUMANO – SALUD EN PROVINCIAS ALTAS DE REGION – CUSCO – PERÚ
  • Pavel Morales Díaz– Divisao de Engenharia Costeira. Empresa Inversiones GAMMA S.A. con el título: “El control de la erosión en las playas arenosas del Caribe; requerimiento esencial para el desarrollo del turismo en un mundo post-pandemia.
  • Luz Marina Acharte Lume – Professora da Universidade Nacional de Huancavelica, Perú com o título: “RIESGOS EN LA SALUD DE LOS ESTUDIANTES DE EBR POR EFECTOS DEL CADMIO Y PLOMO EN EL AGUA, SUELO Y PASTOS NATURALES EN SAN ANTONIO Y TANGANA, DISTRITO DE HUACHOCOLPA-HUANCAVELICA-PERÚ.” 
  • Sylvia Ibarguren –  Diretora Geral do Meio Ambiente da Prefeitura do Río Negro, com o título: “ GESTION INTEGRAL DE RESIDUOS: DISPOSICION FINAL Experiencia de Río Negro, URUGUAY: INSTALACION DE RELLENO SANITARIO
  • Diego Riveaux – Secretario Regional do Ministério do Meio Ambiente- Região Metropolitana, Ministério do Meio Ambiente Chile com título: “Efecto del Confinamiento producto del COVID-19 en la Calidad del Aire de Santiago, Chile.
  • Ana Paula Muterle Varela – Pesquisadora da Universidade Federal de Ciências da  Saúde de Porto Alegre, Brasil com o título: “Como as abordagens genômicas têm contribuído para a descoberta de novos vírus?
  • Elsa Benavente Salazar –  Regedora / Mestrante da Municipalidade Provincial de Huancavelica – Peru com o título: “CALIDAD Y CANTIDAD AGUA CONSUMO HUMANO HVCA PERÚ
  • Rodolfo Vicencte Visaga Alvarez –  Diretor  da  Direção Nacional de Agricultura, Cuzco, Peru com o título: “Acciones de Preparación y respuestas a sequias
  • Amadeo Enriquez Donaires – Professora da Universidade Nacional de Huancavelica, Peru com o título: MEJORAMIENTO Y CONSERVACION DEL AMBIENTE CON MITIGACION DE RIESGOS POR PRESENCIA DE VECTORES BIOLOGICOS EN LA SALUD UTILIZANDO LAS CUATRO Rs. EN ANGARAES-HUANCAVELICA-PERU”
  • Robert Chuquimbalqui –  Diretor de Inovação e Negócios, Centro de Pesquisas Tecnológicas, Biomédicas e Meio ambientais – CITBM, Peru com o título: “La salud ambiental y la prevención de enfermedades”
  • Jose Javier Gomez – Chefe Unidade de Cambio Climático, Divisao de Desenvolvimento Sustentável – CEPAL com o título: Cambio climático y sus efectos sobre la salud”  
  • Soledad Santini – Diretora Centro Nacional de Diagnóstico e Pesquisa de endemo-epidemias ANLIS-Malbran, Argentina com o título: “Produccion de Endemias y Epdemias desde una perspectiva socio-ambiental, en el marco del Cambio Climático
  • Roberta F. Da Paz De Souza Paiva – Professora da Universidade Federal Fluminense, Brasil com o título: “Valoração dos custos econômicos da dengue e de doenças de veiculação hídrica no estado do Rio de Janeiro
  • Roberto Bazzani – Especialista Principal de Programa, IDRC, Oficina Regional. IDRC de Canadá Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento para América Latina e o Caribe. Montevideo, Uruguay com o título: “Cambio Climático y Salud, Enfoques Sistémicos e Investigación para el desarrollo”
  • John Gallagher – Embaixador adjunto Embaixada Britânica na Argentina.

Comunicação: 309 Gestores Ambientais de 116 Províncias, 102 Departamentos, 66 Estados e 25 Regiões e outros de um total de 20 Países foram convidados e com um total de mais de mil assistentes nesta conferencia. 

Organizações multilaterais: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL.