3ro Encontro De Responsáveis Ambientais

Organização :

IIGEO, Universidade Mayor de San Marcos – Peru e Fundação Biosfera – Argentina.

Convocatória:

Sr. Ing. Bolivar Coloma, Diretor de Ambiente del M.I. Município de Guayaquil, Equador. 

Data:

24 de Agosto de 2016.

Lugar:

Hotel Hilton Colon, Guayaquil, Equador.

Temas Chaves:Mudanças climáticas, Assistência técnica e financeira para programas de adaptação e mitigação nas regiões.

Alcance: America Latina e o Caribe

Comitê organizador: Fundação Biosfera da Argentina e Universidade de San Marcos do Peru.

Integrantes do Foro: Responsáveis Ambientais de Províncias, Estados e Regiões da América Latina e do Caribe, que levam a cabo projetos de Mudanças Climáticas.

Objetivos Do Foro:
  • Contribuir com o intercâmbio de informações dos projetos de adaptação e de mitigação em mudanças climáticas, entre os integrantes do Foro para a utilização do conhecimento em experiências e políticas com muito sucesso implantado mediante exposições nos Encontros.
  • Favorecer uma aproximação entre os diretores e executores dos programas de mitigação e adaptação com os organismos multilaterais da cooperação técnica e financeira diante das necessidades e incertezas emergentes, vinculando executivos dos organismos de cooperação com executores de projetos.
  • Promover a educação e conscientização em cada ambiente social de ação que desenvolvem projetos sobre uma problemática concreta de mudanças climáticas nas suas comunidades. Cooperando com o desenvolvimento das ferramentas educacionais especificas.
  • Integrar ao Foro programas e projetos na nossa região que não são visíveis e que são valiosos como bons exemplos e como modelos para serem copiados ou replicados no qual muitas vezes não são suficientemente conhecidos e aproveitados, mediante uma criação de um registro de projetos na web de livre acesso para sua consulta.

Justificação: Devido ao aumento das catástrofes ocasionadas pelas ações das mudanças climáticas, gerando perdas humanas, de recursos econômicos e naturais, foi o que nos motivou e impulsou-nos para a criação de um Foro.

Poderíamos prevenir ou diminuir os efeitos se aproveitássemos das experiências que tiveram sucesso nos programas e projetos de adaptação e mitigação realizados em execução no nosso continente.

Organização Do 3ro Encontro:

O III Encontro de Responsáveis Ambientais das Províncias, Estados e Regiões da América Latina e do Caribe é organizado pela Fundação Biosfera, Argentina e pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Peru. O Evento se realizará no dia 24 de agosto de 2016 na cidade de Guayaquil, Equador, no marco dos prêmios América Latina Verde e é convocado pelo diretor ambiental do M.I. Município de Guayaquil, Equador, Sr. Eng. Bolivar Coloma.

A temática convocada deste encontro: Projetos de adaptação e de mitigação sobre as mudanças climáticas executados ou em período de execução que tenham boas experiências para compartir e que possam ser aplicados com grande sucesso em outras regiões.

Resultados Esperados:
  • Acrescentar o alcance e o número de Responsáveis Ambientais e executores de projetos com respeito aos encontros anteriores.
  • Redigir recomendações de fatores positivos e negativos das experiências obtidas, com aspectos sociais, ambientais, econômicos administrativos. Descrever a recepção e o envolvimento da comunidade nos projetos levados a cabo.
  • Atualizar o diretório dos pontos focais dos Responsáveis Ambientais de Províncias, Estados e Regiões da América Latina e do Caribe públicos e privados.
  • Ampliar a base de dados dos programas ou projetos de mudança climática sobre adaptação e mitigação com os seus autores ou executores e direções correspondentes.
  • Gerar um espaço virtual de consulta entre os executores de projetos e agentes de organismos multilaterais.
Expositores
  • Sra. Milena Gonzalez Vasquez, integrante do Programa Mitigação da Mudança Climática do Global Environment Facility, GEF, expôs sobre “Accesibilidad de fondos a Proyectos, desarrollo sostenible de ciudades, eficiencia energética, el manejo sostenible de bosques y la agricultura climáticamente inteligente”.
  • Sr. Bernardo Requena, Diretor da CAF-Banca de Desenvolvimento da América Latina no Equador, expôs sobre o “Financiamiento de Ciudades Sostenibles y Resilientes al Cambio Climático.
  • Sr. Matthiue Robin, Project Manager, Agence Française de Développement, AFD, dissertou sobre “Alianza CAF-AFD-UE. Ciudades y Cambio Climático
  • Sr. Bolívar Coloma, Diretor do Meio Ambiente da M.I. Municipalidade de Guayaquil, Equador, com a exposição de “Mediciones de huella de carbono y planes de reducción en ciudades
  • Sra. Valeria Revilla Calderón, Coordenadora de Projetos de Serviços Ambientais S.A. La Paz, Bolivia, dissertou sobre “Huella de Ciudades. Hacia un desarrollo bajo en carbono y resiliente al Cambio Climático en Ecuador
  • Sr. Ricardo de la Parra Barnard, Diretor Geral de Gestão Ambiental do Município de León, México foi quem expôs “Del impacto ambiental al desarrollo sustentable: las nuevas compensaciones
  • Sr. Paul Ortiz Ulloa, Coord. de Planificação. GAD Municipal do Cantón Cuenca, dissertou sobre o “Cinturón Verde de Cuenca
  • Sra. Verónica Arias, Secretaria ambiental do Município de Quito, Equador, expôs sobre o “Programa de conservación de recursos hídricos. Fondo del Agua”.
  • Sra. Yarivith González, Coord. de Investigação e Educação. Ambiental. Direcao Geral Setorial de Educacao Lara. Governo do estado de Lara, Venezuela, foi quem dissertou sobre “Programa de Educación Ambiental “Soy Científico” Para la Conservación, Sustentabilidad y Mitigación del Cambio Climático, en las Escuelas públicas del Estado Lara Venezuela
  • Sr. Leonel Alfredo Mosquera Arias, Coordenador de Turismo da Província de Orellana, Equador, foi quem dissertou sobre “Turismo Comunitario en las Reservas de Bisofera Yasuni y Sumaco”.
  • Ing. Oscar Velez, JVP Consultores, dissertou sobre “Diseño piloto de un proyecto paisajístico para la aireación del Estero Salado. Programa de Preservación del Estero Salado. Dirección de Ambiente de la M.I Municipalidad de Guayaquil
  • Sr. Fabián Castillo da Consultora Sambito de Guayaquil, Equador, dissertou sobre o “Sistema Integrado de Áreas Verdes Municipales, experiencia en 10 años de gestión en la ciudad de Guayaquil
  • Sra. Pamela Olenka Peña Vivanco da Gerencia de Sustentabilidade. Municipalidade de San Isidro, Peru, foi quem dissertou sobre o Programa “+ Ciudad: Espacio Público para la Ciudadanía Sostenible”.
Galería